Explore the Decade

19-01-2020
/
19-01-2020

115ª Ação Voluntária EcoFaxina

Instituto EcoFaxina

Civil Society/NGOs

Santos/BRA

Voluntary cleanup action in the estuarine mangrove in the city of Santos, state of São Paulo.

➤ Ecossistema: manguezal
➤ Serviço voluntário: limpeza de área natural.
➤ Fornecemos: coletes de identificação, protetor solar, repelente, luvas, botas galocha, baldes, sacos de lixo, água mineral, salgados assados e certificados.
➤ Ponto de encontro e transporte: compareça no ponto de encontro com 10 minutos de antecedência. Ônibus com saída às 8h30 da rua Oswaldo Cruz, 266, Boqueirão. Mapa: http://bit.ly/2Bj26S8. Retorno às 15 horas.
➤ Inscrição: POR FAVOR, PREENCHA O FORMULÁRIO SOMENTE SE TIVER CERTEZA DA PARTICIPAÇÃO - http://bit.ly/115avEcoFaxina

 Em caso de desistência favor nos comunicar por e-mail para que a sua vaga seja cedida para outra pessoa - contato@institutoecofaxina.org.br.

 🎯 Aconselhamos o uso de roupas leves, mochila/bag para guardar pertences, meias cano alto para usar com botas, squeeze/caneca e uma alimentação reforçada no café da manhã.
 🔞 Menores de 18 anos somente acompanhados por um adulto responsável.
 📆 Sujeito a mudança de data conforme condições climáticas.

 ➤ Patrocínio: FAM Cargo BR
➤ Apoio: Instituto Vedacit, LIDE Santos, UNISANTA, Coca-Cola FEMSA Brasil, Terracom Engenharia, Juicy Santos, Mr. Fly, CMJ Santos, Prefeitura de Santos, Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal.

 🔄 O PET retirado do manguezal será reciclado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, gerando renda para a comunidade. 

 #MangueFazADiferença - Grande parte dos resíduos coletados por voluntários em praias do litoral do estado de São Paulo tem como origem as favelas de palafitas que ocupam o manguezal do estuário de Santos e São Vicente. Toneladas de resíduos sólidos saem diariamente do estuário transportados por correntes de maré e alcançam correntes costeiras, que espalham o plástico por praias, ilhas e costões rochosos do nosso litoral, causando prejuízos à fauna e também a importantes setores econômicos, como a saúde pública, o turismo e a pesca em nossa região. 

 As Ações Voluntárias EcoFaxina são uma ferramenta de conscientização ambiental e um alerta para o grave quadro de poluição marinha por plástico e desmatamento de mangue no estuário de Santos e São Vicente. Por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propicia uma nova perspectiva do problema para quem participa ou acompanha o trabalho. Os dados obtidos em ações voluntarias de limpeza nos fornecem uma visão clara sobre os tipos de resíduos e as principais fontes poluidoras presentes no estuário de Santos e São Vicente. Tais informações, somadas à visitas técnicas, estudos e monitoramento ambiental, serviram de base para a elaboração do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue, incluindo educação ambiental, reciclagem e geração de renda para famílias que vivem em favelas de palafitas. Acesse www.institutoecofaxina.org.br/o-projeto e saiba mais sobre esse projeto tripartite, que reúne sociedade civil, empresas e governo no combate à poluição marinha. 

Rios e estuários com densas populações ao longo de suas margens, sobretudo em periferias, transportam uma quantidade descomunal de plástico para os oceanos. Dez rios levam quase todo o plástico para o oceano. Pesquisadores do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig, Alemanha, analisaram a concentração de plástico em 57 rios de todo o mundo. Oito deles (Yangtze, Yellow, Hai, Pearl, Amur, Mekong, Indus e Ganges) se encontram na Ásia, enquanto dois (Níger e Nilo) estão na África. O maior poluidor é o Yangtze, localizado na China, que libera 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano (mais do que é liberado pelos outros nove rios combinados). Juntos, os 10 rios são responsáveis ​​por despejar até 2,75 milhões de toneladas de plástico nos oceanos do mundo a cada ano. 

 #PorUmMarSemLixo - Acreditamos que a recuperação de rios e estuários seja a principal ação para reduzirmos drasticamente o aporte de plástico nos oceanos do planeta. É o que buscamos fazer, com o seu apoio, no estuário de Santos e São Vicente. Envolva-se! https://www.institutoecofaxina.org.br/voluntariado

Explore

Similar Events